terça-feira, abril 12, 2005

Rapidinhas

O psicólogo B. J. Fogg, diretor do Persuasive Technology Lab da Universidade de Stanford é um estudioso da Captologia, que vem de Computers as Persuasive Technologies, ciência que estuda a suposta manipulação das nossas mentes através da internet. Segundo declara, a internet seria o novo veiculo de manipulação de idéias, plena de intenções ocultas e com o objetivo de dirigir nossas ações para fins específicos. No nosso caso, estamos na internet, mas as intenções aqui são claríssimas. Queremos só criar este espaço democrático de debate e cultura. Porem, quando surgir na tela um numero de conta corrente, você, não resista, deposite lá vinte por cento do seu salário. E agora relaxe, relaxe.........relax.......zzzz


Subindo a montanha outro dia nos deparamos com um velho com barbas longas. Velhos com barbas longas são todos sábios, isso é garantido. Nos aproximamos e pedimos que nos dissesse o que lhe viesse do coração. Ele então nos olhou no fundo dos olhos e proferiu: “A uva quando cai madura não rola pelo chão como a uva quando cai verde”. Por longos minutos meditamos e restamos ali a entreolharmo-nos. Pensamos mesmo muito e no final tivemos que perguntar: Bem...e dai? O velho de novo nos olhou cofiando a longa barba e disse: “e dai o que?”

Argumentei: essa coisa da uva rolar madura...não entendi direito.

“O que você queria entender, a uva rola, e dai?” me disse o velho.

De novo nos olhamos por minutos e ai então entendi tudo. Tudo. Puta merda como fui burro de não perceber antes? Perdi todo esse tempo pra entender que o velho era um completo idiota.


Hoje inaugura Il Salone del Mobile 2005 em Milao. Uma mostra enorme com praticamente tudo o que a Itália produz nos setores moveis e iluminação mais todos os eventos paralelos que ocorrem simultâneos e angustiam quem gostaria de estar em mais de um e ainda não tem o poder da ubiqüidade. Alem da grande industria estão em mostra designers, arquitetos, fotógrafos, art-makers, lunáticos, modernetes e mais todo um bando de gente que gravita em torno desse mundo achando que tudo é só glamour e muita grana e que não precisa trabalhar muito. Acho que pegar no pesado pelo jeito nenhum deles quer não. No ano passado fiquei pela via Tortona , um dos circuitos do chamado “fuori salone” e que esta se transformando em um novo pólo de espaços culturais e centros de exposições do mais variado tipo. Tinha mares de gente e foi muito divertido. Só que cortar cana que é bom ninguém queria mesmo.

8 Comments:

Anonymous Reginaldo Siqueira said...

Talvez o problema de Lula tenha sido aparar a barba e tal qual Sansão tenha perdido a sua força. Talvez imagine ter uma falsa sapiência. Talvez tenhamos de deixar a barba do Severino crescer.

6:08 PM  
Blogger Sheila Leirner said...

Hahaha, Flavio! :) Adorei! Me diga: quem é o Ladislaw no post lá de baixo? Beijo

8:55 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Flavio,
de passagem por Sao Paulo, onde estou fazendo o projeto da casa do meu filho, li o seu comentario no Arquiteto Comum,
Obrigado pela visita e pelo apoio e elogio ao blog.
Aproveitei, visitei o Lixo,,,,, gostei muito e voltarei, Volte por la tambem e visite meu Observador (observador.blogbrasil.com).
Forte abraco
fernando cals

2:38 PM  
Blogger Flavio Prada said...

Reginaldo: é isso, a barba confunde a gente.

Sheila: O Ladislaw é obra de minha filha que junta roupas, objetos, brinquedos e faz estas obras efemeras que se nao sou rapido em fotografar, desaparecem em minutos.

Fernando: Agradeço tambem e estou indo dar uma olhada no Observador.

Grande abraço a todos

2:54 PM  
Blogger Rodrigo said...

Flávio, é minha primeira vez visitando seu blog.
Seus textos são sensasionais.
Se não houver problema, gostaria de linká-lo no meu humilde e pouco visitado blog.
Se tiver um tempo, apareça:
teixos.blogspot.com

Abraços

Rodrigo

4:26 PM  
Blogger Dudi said...

Simples! O velho sábio quis dizer que a madura está pronta pra fertilizar e que a verde fica enrolando por aí.

4:52 PM  
Blogger Allan Robert P. J. said...

Talvez fosse o avô de quem escreveu a primeira cartilha: "vovô viu a uva."
Ciao

4:33 AM  
Anonymous Anônimo said...

Flavio,

Você tem certeza que pobre velhinho é um idiota? A distancia fica dificil emitir uma opinião mais consistente, gostaria de tomar algum tempo para debater essa questão com o proprio, verificar o tom da voz, a expressão facial, o posicionamento do corpo, pois você sabe o corpo fala, e acima de tudo, estamos falando da uva, não podemos tratar esse assunto com leviandade, me desculpe, mas assim não é possivel. Ou é? Me mande mais informações.

Salve,

Eduardo

8:03 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

More blogs about lixo tipo especial.