quarta-feira, maio 25, 2005

Ironia é caso serio.

De acordo com uma equipe de cientistas do centro médico do Rambam Medical Center de Haifa em Israel, para compreender a ironia o nosso cérebro deve fazer um enorme trabalho “em equipe” a fim de apreender o significado que se esconde entre as linhas de certas frases. As zonas dos miolos que são acionadas na ação a fim de decodificar o sarcasmo seriam três. Se uma única destas não trabalhar... a graça da piada será comprometida. Os persquisadores conduziram uma experiência em algumas pessoas das quais 25 delas tinham danos no lobo prefrontal do cérebro, 16 no lobo posterior e 17 eram saudáveis. A area do cortex lobofrontal é a mesma que nos faz prever consequências e nos faz por isso mesmo, sentir mêdo. O riso e o mêdo são intimos amigos. Pois bem, os voluntários escutaram várias histórias, algumas sarcásticas e outras neutras. Somente aquelas que tiveram lesões na parte prefrontal não conseguiram entender a ironia. Os cientistas perceberam que os maiores problemas ocorrem quando os danos são localizados em uma área precisa do lobo prefrontal, chamada de ventromedial. Do estudo emerge que o processo da interpretação começa na zona envolvida na linguagem, capaz de captar o sentido literal da frase. Então é a vez dos lobos frontais que compreendem o contexto social na qual é inserida e finalmente a área ventromedial integra toda a informação, revelando o verdadeiro significado da frase. A nova descoberta da "anatomia" do sarcasmo poderia ter implicações importantes no estudo das alterações da personalidade nas pessoas com lesões no cérebro ou nos autistas, que tendo grandes dificuldades na esfera social e de relacionamento, não estão em condições de compreender o sarcasmo. Por certo logo logo surge uma nova droga capaz de fazer com que todos entendam meu blog, por exemplo.

12 Comments:

Blogger Dudu.exe said...

Nao entendi.. uauahuaha

esqueci de dizer que nao tenho cerebro alguem =]

12:47 AM  
Anonymous Dudu.exe said...

Ignora essa minha persona ai em cima.. ela e a minha versão do blogger... que eu uso pra alguns testes

12:48 AM  
Anonymous Carlos said...

Os cientistas realmente adoram drogas. Qualquer dia criam uma droga para fazer as pessoas terem vontade de usar outras drogas.

2:13 AM  
Anonymous Guilherme said...

"A área do cortex lobofrontal é a mesma que nos faz prever consequências e nos faz por isso mesmo, sentir medo"

Iiiiih, bicho, isso me fez me preocupar, porque essa é justamente a parte do meu cérebro não tão desenvolvida como a das pesssoas "normais"...

12:59 PM  
Blogger PARREIRA said...

DE certa maneira eu também sou assim: entro num bar, vou para a última mesa, no fundo, e fico observando os outros. Eu e o meu copo somos testemunhas do mundo que acontece um palmo à nossa frente.

3:31 PM  
Anonymous Mônica said...

Por certo logo logo surge uma nova droga capaz de fazer com que todos entendam meu blog, por exemplo.

Uai, Flavio... essa parte aí eu não entendi.

(hehehehehe)

7:20 PM  
Anonymous Mônica said...

Ah, eu sempre esqueço de comentar tudo de uma vez só: adorei o título.

7:21 PM  
Blogger Allan Robert P. J. said...

Ao contrário da Mônica, eu entendi tudinho, menos o título.
Ciao

11:37 PM  
Blogger Sheila Leirner said...

Flavio!!! Se tudo fosse neurologia desse jeito, apesar de entender de ironia e sarcasmo, ME RETIRAVA! :) Mas como é principalmente uma questão cardiológica (de coração), DEPOIS VOLTO ao querido Lixo tipo especial... Bisou

11:47 PM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Testando... "Flavio Prada, não posso viver sem seu blog..."

hehehe... brincadeirinha, juro que não foi ironia.

___________________________

Adoro tudo relacionado com neurologia. Devorei o que pude do Oliver Sacks. Acho interessantíssima a idéia de que, ao contrário das pirações de Freud, existem TAMBÉM questõs bioquímicas envolvidas nos comportamentos humanos e por mais que continuem culpando as mães, muitas vezes é só falta de dopamina mesmo...

Whew... que alívio...

Beijocas!

6:46 AM  
Anonymous Gejfin said...

Só é preciso ter cuidado com a superdosagem da droga. Imagina... a vida inteira uma grande ironia!

... hm... opa. Mas já é assim.

Abraço!

2:34 AM  
Anonymous évero said...

O gejfin tá certo!!! Ou näo entendi???

Adoro seu blog!!!

8:54 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

More blogs about lixo tipo especial.