quarta-feira, junho 15, 2005

Um giro por aí

Ter um blog è como abrir aquela janela que dá para a rua e fazer ali um pequeno espetáculo para quem está passando naquele momento. A vizinhança, poucos conhecidos, inclusive àqueles que a gente consegue ver que estão também debruçados em suas janelas, fazendo seus espetáculos, todos dando palpites, elogiando, criticando. Por isso é tão engraçado quando o espetáculo que alguém apresenta é cheio de soluções para o mundo e regras para toda a humanidade. Penso, no minimo esse cara é louco. E chato, claro, mas não por isso pouco interessante. Tem aqueles que pensam que estão em um comício e se inflamam, outros em uma cátedra e discorrem com longas citações, outros ainda, no pulpito das Nações Unidas discursando aos delegados internacionais e despejam teses tão complicadas quanto absurdas. “O homem se move no jardim da história como um turista em um depósito de máscaras”.

Sei que o importante não é a realidade, o que importa é se sentir importante. O importante é ir à janela e dar o seu recado. Conheço alguns que tomam banho, vestem roupa nova e vão lá pra janela dar o melhor de si. Já outros como acordam vão já se mostrando, com a cara meio amassada mesmo. Alguns quando vêem que o vizinho conseguiu reunir uma pequena multidão, começam a gritar e a espernear pra chamar mais ainda a atenção. Isso porque alguns pensam em ganhar dinheiro com essa atividade, mas por enquanto não sabem bem como fazer isso.

As mulheres levam vantagem pois têm muito mais experiência na conversa de janela. Algumas não se limitam à janela e vão ao balcão, o enchem de vasos com flores, levam os filhos, marido, cachorro, mostram tudo, até como ficou bem lavada a roupa esta manhã. Algumas na sua simplicidade e no seu doce modo de ser, nos dão as lições mais profundas, aquelas ligadas à vida e ao cootidiano. As sonhadoras mulheres, nem todas evidentemente, nos falam das coisas práticas e ao contrário, os pragmaticos homens, não todos claro, nos enchem de teorias e utopias irrealizáveis. Tudo isso é util e o conjunto das janelas que se abrem mais a cada dia, nos dá um retrato perfeito do que é essa nossa espécie humana. Blogolândia é uma bela cidade e a cada dia que passa fica mais interessante.

O bonito é mesmo a variedade. Uns fingem que falam e só fazem um barulhinho parecido com fala mas nada dizem, tanto que algo a dizer não tem mesmo, mas alguns são divertidos. Outros tem muito a dizer mas se percebe que escondem o jogo. Alguns escondem tanto que se mostram à janela, porém disfarçados. Outros ainda são patéticos no seu desespero em fazer graça ou serem reconhecidos como grandes mentes pensantes.

Hoje peguei minha bicicleta e fui percorrendo Blogolândia. Janelas e mais janelas cheias de gente alegre, iluminada, erudita, triste, condescendente, egoista, machista ou cômica. Que belo retratinho do mundo temos aqui, pensei. Alguns tem o olhar soturno e suas janelas são mesmo uma visão inquietante, mas necessários também estes pensei. Mais adiante rapazes dançam animados, logo em seguida encontro mães que falam de seus filhos, logo ali tem os que falam de seus artistas do coração, estão em busca de ídolos, ícones, deuses. O grande barato mesmo são os contadores de causos, verdadeiros literatos que contam com arte as mais variadas fantasias, muitas vezes também com muita poesia. Bonito ver tudo isso acontecer. Bonito perceber que tanta gente vai até a janela e se mostra. Afinal o que toda essa gente quer, indistintamente, é simplesmente ser amada.

29 Comments:

Anonymous Roberson said...

Vossa janela aberta tem propiciado belos momentos, como esse post: ainda nasciturno, já um clássico.
Quando alguém me perguntar pra que serve um blog direcionarei para cá.
Abraços.

6:12 PM  
Anonymous pecus said...

Você fez parecer um zoológico. hehehe.

7:58 PM  
Anonymous Viva said...

Feliz analogia. Hoje também peguei minha bicicleta e estou percorrendo todas as casas conhecidas em ordem alfabética.

9:14 PM  
Blogger Sheila Leirner said...

Pecus, pára com isso! O Flavio fez um retrato muito lindo, interessante (e terno) da blogosfera! Coisa da qual, aliás, eu não seria capaz, hehehe!

12:01 AM  
Blogger Lucia Malla said...

Eu ADOREI esse post! Adorei MESMO!

2:24 AM  
Anonymous Mônica said...

Esse foi o melhor texto que li sobre blogs, não só pelo conteúdo, mas também pelas "imagens" que você usa pra falar a respeito.

Tá bom demais, bom demais...

Pode não ter nada a ver (nem sei), mas eu pensei no "As Cidades Invisíveis", do Italo Calvino.

Excelente. Lindo o texto.

4:56 AM  
Anonymous Anônimo said...

oi Flavio!

gostaria de "conversar" contigo via email mas não tenho o teu... o meu é anatorichter@yahoo.com.br.

podes me avisar qual é o teu? :)

abraço!
Ana Roberta
http://malsecreto.blogspot.com

4:26 PM  
Blogger Milton said...

Oi, Flavio.

Hoje o Tiagón te prestou uma grande homenagem, viste?

Minha analogia sobre blogs - aquela que nunca escrevi - é a de que nossos blogs seriam como avisos num mural de rua. Lembro de que quando comecei o meu, pensava que meu mural-blog estava numa viscinal e que eu esperava - esperava muito, desejava muito! - que algumas pessoas parassem para ler minhas esquisitices. Se aquilo lhes interessasse, voltariam; se não lhes interessasse, iriam por outras ruas. Fraquinho, né? Principalmente porque em Blogolândia não há viscinais, os navegadores-bicicletas tornam todos os caminhos avenidas...

Tua analogia é muito melhor e colorida.

Grande abraço.

5:28 PM  
Blogger Laura said...

Que lindo, adorei.
Flávio, você está se mostrando cada dia mais sensível, isto é um barato, o lado alemão está perdendo a força.
Foi o melhor texto que eu li sobre a blogolândia-melhor que blogosfera. Vou divulgar por ai.
Um bj, hoje quero te mandar um bj, posso?

7:30 PM  
Anonymous Fernando said...

Em busca de ídolos, eihm? Ótimo texto. []s

8:40 PM  
Anonymous Guilherme said...

Flávio,

Quando eu crescer quero ser arquiteto. E saber escrever também.

Abraços,

Gui.

9:12 PM  
Blogger Leila Silva said...

Flavio,
Mas que analise maravilhosa...A gente fica se perguntando onde se enquadra. Tudo bem, vc tem razao, no fundo queremos todos ser amados...
Abracos

10:48 PM  
Anonymous Dudu.exe said...

O problema do blog e quando de tempos em tempos volta a ser moda.. e vira um propagandismo absurdo e sem noção =]

11:11 PM  
Blogger Milton said...

Acho que seria mais produtivo para nossa amizade se eu repassasse, com todo o respeito, o meu beijo na boca para o Tiagón...

3:11 PM  
Blogger Nora Borges said...

Oi, Flávio.
Primeiro quero elogiar o poema aí embaixo. Muito bom.
Segundo, comentar o texto sobre os blogs. Tenho lido várias análises sobre o tema e a sua foi a melhor, porque trata com carinho cada ocupante das inúmeras janelas. As imagens que você usa não destrata ninguém. Gostei disso.

7:50 PM  
Blogger >>>Edu said...

Puxa, correndo o risco de chover no molhado e entupir a boca-de-lobo, belíssimo esse seu texto. Meus paralamas!!

9:08 PM  
Anonymous Anônimo said...

me apagaram. por quê?

12:51 AM  
Blogger rosa said...

eu vejo assim também e por timidez não vou contar onde eu acho que me encaixo. que vergonha ser descoberta assim com a mão no pote...
mas a graça é saber que todo mundo é igual, e está ali sozinho fazendo um pequeno espetáculo, e não tem que ser sério, nem importante.
a graça é olhar e ver todo mundo dando tudo pra ser importante e perceber que não tem importância ser tolo assim, é bom, e coisas lindas são escritas...
não é?

2:37 AM  
Anonymous Lucia Villa Real said...

Flávio, a cada frase me perguntava onde me encaixo. Na verdade, acho que nossas janelas refletem nosso humor diário, não acho que ninguém seja totalmente chato, ou totalmente carente e triste, mas numa coisa voce tem absoluta razão; acerca dos invejosos que se veem o vizinho com festa em casa logo tentam ligar o som mais alto pra chamar atenção.
Muito bom este post.
Beijos

4:26 AM  
Anonymous Carlos said...

Seu texto sobre os blogs foi excelente. E ter um blog é isso mesmo. É ter a chance de expressar suas idéias para quem estiver interessado em ler. Abraço.

4:29 AM  
Anonymous christiana said...

Que bela pintura essa blogolândia vista da sua bicicleta! Onde será que eu estou? Quisera que fosse entre as flores do balcão...
A sua janela tem os vitrais de uma capela, mosaico de transparências colorindo de luzes o ambiente.

Beijos.

5:10 AM  
Blogger melissa said...

Olá Flavio
Muito legal o que vc escreveu sobre a Blogolândia. Em qual categoria vc se encaixa?

Melissa

10:25 AM  
Blogger D. Afonso XX, o Chato said...

Olá Flávio. Gracias pela visita. Já conhecia teu blog e achei esse post maravilhoso. Tanto que tomei a liberdade de citá-lo e comentá-lo lá no meu. Só ainda estou pensando em qual janela me encaixar, rs. Abraços.

3:46 PM  
Blogger Denise Arcoverde said...

Flavio, Flavio, por isso que você já garantiu um lugar muito especial na minha blogolândia. Sempre começo o dia com você que, além da inteligência e ironia, tem muito, muito mais a mostrar dessa sua janela em Trento. E eu venho aqui, humildemente, aprender.

Um beijo da sua fãzoca.

10:08 PM  
Blogger Claudio Costa said...

Legal a analogia deste passeio ciclístico... pois às vezes me sinto como borboleta num jardim: pouso em todas as flores, demoro-me mais em alguma, corro de outras, às vezes a flor está murcha, outras ainda botões...

11:18 PM  
Blogger Nani said...

..e a verdade é que existe um público para cada tipo de janela, não é? E tem cada janela interessante por aí!

6:08 AM  
Blogger luma said...

Nessa blogolândia dormimos de portas e janelas abertas. Mostramos nossos sentimentos, procupações e como as mulheres são mais abertas, mostro até o meu cachorro. Às vezes somos assaltados...esse é o pior. Parabéns pelo excelente texto, com simplicidade (coisa difícil) conseguiu retratar muito bem esse nosso universo. Boa semana! Beijus,

3:39 AM  
Blogger qualquer calmaria said...

Eu peguei minha bicicleta e segui a trilha que achei lá no "O Chato".
Muito interessante a tua opinião sobre a "blogolândia".
Como eu gosto de ler os posts antigos tb, vou voltar mais tarde e com mais calma pra conhecer teu blog melhor.
Pegar a bicicleta e passear por aí tem dessas boas surpresas.
Um abraço.

5:17 PM  
Blogger St Louis Cardinals BUFF said...

Prenota oggi gli ingressi per i musei di Roma
calcio

1:48 AM  

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

More blogs about lixo tipo especial.